Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada num bairro residencial de baixa densidade habitacional a menos de dez minutos do centro de Bahía Blanca, a residência foi concebida em função das necessidades do uso do cliente, que pediu: uma área familiar, uma área de hóspedes, fundamentalmente para seus filhos que não residem permanentemente, e uma área de uso privado. Para um bom funcionamento, o projeto prevê sua organização de modo que essas três áreas possam ser utilizadas de maneira autônoma.
Tendo como limite as características dimensionais do terreno, o projeto é organizado a partir de um módulo único que se repete numa sequência rítmica conformando os diferentes espaços. Essa geometria regular da base, composta por colunas de aço, parede de concreto e peças de alumínio, permitem sintetizar construtivamente e com poucos detalhes a totalidade da obra.
A forma da residência é uma consequência direta da lógica construtiva que o projeto possui. A definição do objeto como totalidade formal se dá a partir do posicionamento de ditos módulos construtivos que colonizam o terreno e organizam as diferentes zonas exteriores. Estes vazios ou pátios que a forma da casa gera possuem um uso específico (pátio social, pátio de leitura, pátio de transição com a cidade) que se relaciona com os interiores que os cincunscrevem.
Para atingir a eficiência térmica desejada, as paredes de concreto armado são executadas em duas fases: primeiro a face exterior de caráter estrutural, posteriormente do lado interno foram montados módulos pré-fabricados em obra de barreiras e isolamentos necessários para garantir o conforto interior. Para os vidros expostos ao sol do verão, foram posicionadas estrategicamente árvores e arbustos com a função de regular a luz natural direta.